quinta-feira, 23 de maio de 2013


Hoje farei uma matéria sobre um problema que acho que vários Otakus têm (não sou exceção ¬ ¬), sobre como conservar seus mangás XD



Bom, pelo que pesquisei sobre o assunto, primeiramente é essencial que encontre um lugar que não bata luz direta do sol. Os raios solares podem desbotar as cores e enfraquecer o papel, deixando-os amarelados. Mas alguns mangás acabam ficando amarelados por causa do tipo de material usado, e não por causa do tratamento que se dá a coleção.

Também precisa ser um lugar arejado, para que não forme mofo e atraia traças, sendo que também precisa ser um lugar fácil de limpar. Para limpeza do local, deve passar um pano úmido, ou com produtos próprios para isso. E os mangás devem ser limpos com o pano seco ou com um espanador. É aconselhável que se folhei os mangás para que eles respirem, sendo indicado folheá-los de 6 em 6 meses.



Bem, há vários lugares para se guardar um mangá, pode guardar em prateleiras de madeira, de metal ou como eu, em prateleiras embutidas na parede XD Mas em todos os casos precisa ter um cuidado especial.



No caso de prateleiras de madeira, deve tomar cuidado para não atrair insetos, usar plásticos em seus mangás, já que é um material que absorve umidade, e tomar cuidado com a limpeza.

Estantes de aço não atraem insetos e não tem problema com mofo, e podem ser mais baratas e com uma vida útil maior.

Os mangás, encadernados e até livros devem preferencialmente ser armazenados de pé, um ao lado do outro. Guardá-los deitados pode acabar sobrecarregando as edições que ficam embaixo, assim deixando-lhes tortos com o passar do tempo, porém ao guardar reto, tente deixar de modo que você possa tirá-lo facilmente, sem força para não danificar a lombada.





























Alguns colecionadores recomendam que se use plásticos para guardar o mangá, para evitar a umidade e impedir a entrada de insetos que possam acabar comendo seus mangás. Antes de guardá-los deve-se tomar cuidado para não deixar ar dentro do plástico e para não deixar muito compactados, para que a impressão de uma página não fique estampada na outra página.



Pode-se também utilizar uma folha sulfite para fazer uma 2° capa para o mangá. Dobra-se a sulfite, para que esta fique em cima do mangá, recomendando o uso desta quando for ler, para proteger corretamente.



Bem, esses são alguns cuidados que deve ter com seus preciosos mangás, para aumentar a vida útil deles